
PIBID 2014

CIÊNCIAS DA
RELIGIÃO

AÇÃO IIII -
Projeto didático de construção do calendário sincrônico do tempo sagrado. Por meiodesta atividade os licenciandos poderão trabalhar o tema dos ritmos, ritos, ciclos e festas nas mais diversas manifestações religiosas aprendendo a desenvolver um projeto interdisciplinar com a utilização da iconografia, fotografias e símbolosreligiosos que poderão ensinar aos estudantes a conhecer e respeitar as noções detempo que regulam a vivência do sagrado dentro do pluralismo religioso brasileiro.
AÇÃO III -
Realização de Oficinas de HQ (Histórias em Quadrinhos) para o desenvolvimentode uma nova linguagem na aprendizagem do fenômeno religioso e na criação dohábito da leitura. Os licenciandos poderão aprender a planejar e aplicar oficinas, emcontexto de sala de aula, utilizando materiais de fácil acesso ao mesmo tempo emque desenvolve a competência dos estudantes na escrita através do exercício decriação de histórias em quadrinhos com base na variedade do campo religioso brasileiro.

Projetos e os Detalhamentos de
suas Ações.
Professor Coordenador: Prof. Dr. Marcos Silva.
AÇÃO I -
Projeto didático sobre a religiosidade pós-moderna e suas manifestações no espaço cibernético. Fundamentado nos princípios da aprendizagem cooperativa apoiadapelo computador o projeto pretende qualificar os licenciandos para o uso das novastecnologias em aulas de ensino religioso através da metodologia Webquest, aomesmo tempo em que explora o potencial da religiosidade contemporânea e suasmanifestações de espiritualidade que se propagam no espaço cibernético.
AÇÃO II -
Promoção do festival estudantil de cinema “A religiosidade em imagens”,explorando a presença das religiões e religiosidades em filmes nacionais einternacionais. A ação pretende habilitar os licenciandos para a incorporação dalinguagem cinematográfica no processo de ensino e aprendizagem do fenômeno religioso. Além disso, na medida em que pretende explorar a variedade de temas abordados na cinematografia, visa formar para o respeito à diversidade e vivência do pluralismo religioso.







